Dicas de Segurança

Dicas Gerais

Nunca adiante dinheiro a um anunciante que não conheça!

 

Nunca compre algo sem que saiba bastante informação sobre o produto e anunciante.

 

Obtenha o máximo de informação sobre o anunciante: nome, morada, telefone. Verifique se os dados são coerentes.

 

Tome precauções especiais quando a oferta parece ser boa demais para ser verdade.

 

Nunca faça transferências para o estrangeiro.

 

Desconfie sempre quando lhe dizem que tem de fazer uma primeira transferência antes de lhe enviarem o produto. É muito frequente que lhe peçam que adiante um pequeno valor para pagamento de taxas, pagamentos esses para bancos no estrangeiro, como Money Gram ou Western Union. A nossa recomendação é que não o faça. O mais provável é que não veja nem o dinheiro nem o produto que pensava comprar.

 

Mesmo quando o anunciante lhe apresenta informação pessoal ou o número da conta bancária, isso não o protege de ser enganado.

 

Sempre que possível, solicite a factura/recibo original do produto e um recibo da compra.

 

Se for o anunciante, não envie o produto sem ter as condições de pagamento devidamente acordadas e finalizadas.

 

Dicas de Pagamento

MBWay | Nunca deve adicionar à sua conta MB Way, um número de telemóvel que não o seu, quer seja através do Multibanco, quer seja através do homebanking. Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via sms, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima. Não partilhe códigos de validação com terceiros que não conhece.

 

Cartão bancário | Nunca forneças os dados do teu cartão para pagar um artigo. O cartão é um instrumento de pagamento e não de cobrança. É usado para fazer pagamentos e não para receber dinheiro no cartão. Portanto, NÃO dê os dados do seu cartão (número, data de validade e CVV/CCV), a outras pessoas que afirmam que fizeram um pagamento adiantado. Nunca é enviada uma mensagem com um código de autorização para receber dinheiro, e se enviar algum código, significa que está realmente a autorizar um pagamento.

 

Transferências | Desconfie sempre quando lhe dizem que tem de fazer uma primeira transferência antes de lhe enviarem o produto. É muito frequente que lhe peçam que adiante um pequeno valor para pagamento de taxas, pagamentos esses para bancos no estrangeiro, como Money Gram ou Western Union. A nossa recomendação é que não o faça. O mais provável é que não veja nem o dinheiro nem o produto que pensava comprar.

 

Dicas de Envio/Entrega

O local onde se encontra com o anunciante deve ser seguro.

 

Além disso, certifique-se de verificar os artigos antes de pagar.

 

O envio do produto por correio com portes pagos pelo comprador não garante que seja livre de risco. Não tem como ver o produto antes de o pagar.

 

É sempre preferível negociar com o pagamento à cobrança (contra reembolso).